Quais são os desafios mais enfrentados pelas empresas B2C? 

Descubra como superar os desafios mais enfrentados pelas empresas B2C e ser bem sucedido no seu negócio. 

Descubra como superar os desafios mais enfrentados pelas empresas B2C e ser bem sucedido no seu negócio. 

O marketing para empresas B2C é um universo desafiante. Superar uma concorrência tão competitiva não é fácil. Por isso, deve ser aproveitada cada oportunidade para fazer diferente, para fazer melhor e conhecer bem quais são os desafios mais enfrentados pelas empresas B2C. 

As empresas que atuam no segmento B2C devem procurar ficar nos corações dos clientes e permanecer nas suas mentes. Tal só se consegue com estratégias inovadoras, proporcionando experiências memoráveis. Desta forma, consegue-se impulsionar o crescimento do negócio. 

Diferenças entre B2B e B2C no marketing digital  

O marketing B2B difere do do B2C em diferentes matérias.  

Marketing B2B 

B2B significa business to business (“empresa para empresa”, numa tradução livre), referindo-se a um tipo de negócio centrado no universo das empresas.  

Por isso, o marketing realizado é feito a pensar na venda de produtos/serviços a outras empresas (pessoas jurídicas). Por exemplo, uma empresa que venda programas de faturação, só vende para empresas. 

Marketing B2C 

A sigla B2C significa business to customer (numa tradução livre, significa “empresa para consumidor”. Por isso, neste negócio, as empresas procuram fazer as suas vendas diretamente para o cliente final (pessoas físicas). Por exemplo, os supermercados são estabelecimentos criados para os clientes. 

Vendas do marketing B2C 

O marketing B2C apresenta desafios específicos que podem ser encarados como boas  oportunidades que podem ser exploradas para uma empresa se distinguir num universo que prima pela elevada competitividade.  

Como se disse, as vendas B2C são realizadas com o consumidor final, diretamente. Nesta modalidade, a decisão da compra é individual. Geralmente, estas compras estão associadas a necessidades básicas ou a caprichos.  

Neste tipo de venda, as compras por impulso são uma caraterística que pode ser aproveitada. Trata-se de uma vantagem para quem trabalha neste setor. Quando acontece esse tipo de compra, as aquisições costumam acontecer em maior escala, mesmo que com um menor valor agregado.  

No entanto, existem alguns desafios que é importante superar para que uma empresa vença a concorrência. 

10 desafios mais enfrentados pelas empresas B2C 

Gerir uma empresa B2C e conseguir obter os melhores resultados não é tarefa fácil e há vários desafios que importa conhecer e tentar superar. 

1. Entender o consumidor 

Uma empresa que atue no mercado B2C deve compreender que o consumidor é um ser emocional. Se entender que as emoções do cliente interferem diretamente na decisão de compra, poderá montar estratégias para usar isso a seu favor.  

O cliente, quando é conquistado, mantém-se fiel. Por isso, todo o conteúdo que a empresa cria deve partir dessa premissa. O desenvolvimento das estratégias de marketing devem centrar-se nessa ligação. Não é fácil. Por isso, é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas B2C. 

2. Superar a concorrência 

Superar a feroz concorrência das outras empresas B2C é outro desafio. É fundamental investir no relacionamento com o cliente. Para as estratégias serem bem conseguidas, convém criar uma personalização. 

O desafio deve passar por fazer o cliente sentir-se especial. Mesmo o cliente que faz apenas uma compra única e individual deve sentir-se importante. Por isso, são cada vez mais as empresas desta área a investirem em programas de fidelização para garantir o retorno do cliente.  

Para ajudar no desenvolvimento de um bom relacionamento B2C, deve existir uma comunicação transparente e multicanal. Isto, deve ser feito sempre, independentemente do tamanho do negócio. 

3. Promover experiências memoráveis 

As vendas B2C (ao contrário do que acontece com as vendas B2B) costumam implicar um grande apelo emocional. Atualmente, os consumidores são cada vez mais exigentes.  

Para fecharem um negócio, não basta uma boa história de marketing. É necessário criar  

experiências reais e relevantes para capturar o seu interesse. Esse é o desafio de quem trabalha em vendas B2C.  

Desta forma, é necessário identificar um propósito para o produto ou serviço oferecido. Além disso, é importante trabalhá-lo para que realmente faça sentido para os consumidores a sua compra.   

A realização de campanhas de marketing com storytellings falsos, pouco trabalhados ou duvidosos pode colocar uma empresa em apuros. Há vários casos de marcas que caíram nesse erro. 

O desafio passa por conquistar e reter os clientes. Para tal acontecer, a transparência é fundamental. Embora as vendas B2C possam apresentar algumas facilidades quando comparadas às vendas B2B, o desafio passa por criar campanhas bem planeadas. 

As estratégias desenvolvidas devem ser bem pensadas, especialmente devido à ampla concorrência que enfrentam. 

4. Vencer a inadimplência 

Este termo complicado significa “não cumprimento de um contrato ou de uma obrigação no prazo estabelecido”. A inadimplência é um desafio. Ela consiste numa das principais dificuldades de quem trabalha com vendas diretamente ao consumidor final.  

Proporcionar ao cliente diferentes modalidades de pagamento revela-se uma boa estratégia, especialmente se a empresa B2C trabalhar com o comércio eletrónico. Existem outras boas formas de vencer a inadimplência no B2C, nomeadamente aceitar diferentes cartões, oferecer descontos para compras de produtos afins, entre outras. 

5. Apostar em boas histórias  

Atualmente, o desafio passa por conseguir criar boas histórias que façam com que uma empresa se distinga da concorrência. As melhores campanhas de negócios B2C funcionam como grandes gatilhos emocionais.  

A narração de histórias envolventes permite o desejado engajamento. É com uma história que se conquista o coração e que se consegue conquistar um novo público. 

6. Ser melhor nas redes sociais  

Todas as empresas (ou quase) estão nas redes sociais. Estar bem posicionado nas redes é fundamental para uma empresa estar inserida num mercado B2C. As redes podem ser usadas para aumentar a credibilidade da empresa e para suscitar a admiração e a influência de uma empresa B2C. 

Quando os perfis da empresa nas redes apresentam milhares de fãs, seguramente que essa realidade irá influenciar futuros consumidores. Além disso, as postagens criadas irão apresentar uma maior relevância.  

Não basta as empresas B2C investirem em anúncios pagos para melhorarem o seu desempenho. É fundamental desenvolver informação relevante. Atrair um consumidor interessado nos conteúdos fará com que se estabeleça uma ligação emocional. 

7. Criar continuamente conteúdo de valor 

Os desafios das empresa B2C são constantes. Este universo competitivo obriga-nos a reinventarmo-nos diariamente. É necessário estabelecer planos a longo prazo e executar etapas do plano no curto-médio prazo para assegurar o sucesso. No entanto, a criação contínua de valor não é fácil. 

Um crescimento sustentado dos negócios é feito com inovação, devendo primar pela diferença. No entanto, existe constantemente uma tentação de cortar nas despesas de marketing e de comunicação. 

A criação contínua de valor para o consumidor e para o negócio é o grande desafio do marketing. Geralmente, o marketing é o “coração” das empresas. Ele encontra-se no centro das decisões estratégicas mais importantes. Ele estabelece o ritmo do negócio.  

Hoje em dia, os consumidores esperam mais das marcas do que simplesmente a função primária para a qual se encontram destinadas.  

Os consumidores esperam que as marcas apresentem um ponto de vista ativo sobre o mundo ou sobre uma causa. É crucial criar “marcas com propósito”. Trata-se de algo que cada vez mais irá influenciar a decisão de compra. 

8. Faltar diálogo 

Os consumidores querem ser ouvidos e dialogar com eles é fundamental. Por isso, criar  espaços de diálogo com o consumidor deve ser uma estratégia. Ter alguém que interaja com ele, que seja um rosto, uma voz, fará a diferença.  

Ter a capacidade de personalizar o seu atendimento fará com que a marca B2C se distinga. Trata-se de um procedimento que faz com que o consumidor se sinta muito especial. Por isso, ele irá valorizar ainda mais a empresa. 

A capacidade de personalizar o atendimento e de se envolver com cada consumidor representa um enorme diferencial a longo prazo, assegurando a fidelidade do cliente. 

9. Diferenciar-se do concorrente 

Uma empresa pode seguir tendências, mas se fizer tudo igual, não se distingue. Primar pela diferença e evidenciar caraterísticas que tornam uma marca singular é um desafio que só é superado com um bom plano.  

10. Conquistar o seu cliente 

Compreender como o negócio B2C funciona não basta. É importante sobressair no mercado e conseguir alcançar o seu consumidor. No entanto, o desafio passa não apenas por seduzi-lo momentaneamente e convencê-lo a comprar o seu produto, mas também por conquistá-lo. 

Para conseguir garantir que o cliente volte sempre, é preciso conquistá-lo definitivamente. A empresa não deve cingir-se a vender o produto. Tem que proporcionar uma boa experiência de compra e fazer de tudo para que a marca, os produtos e os serviços se mantenham na cabeça (e no coração) do consumidor. 

Atualmente, o consumidor tem acesso a todas as informações: as que são disponibilizadas pela empresa B2C e as dos seus concorrentes. Por isso, é ele que “manda”. Por exemplo, pode fazer uma comparação de preços. 

Os clientes são bombardeados diariamente com milhares de propagandas e anúncios de outras empresas. Logo, o que esperam é serem vistos como alguém especial, da “família”.  

Criar esse lado familiar e estabelecer um vínculo é o verdadeiro desafio. Se pretende um parceiro que o ajude a implementar estratégias que fazem a diferença no mercado B2C, pode encontrar apoio na BDCA Digital, o seu melhor aliado.  

A nossa equipa de especialistas em tecnologia e marketing contribuirá para assegurar o sucesso da sua empresa! 

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.