O que é o CAC (Custo Aquisição de Clientes)?

CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, o valor gasto para adquirir um novo cliente para a empresa.

CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, o valor gasto para adquirir um novo cliente para a empresa. É uma métrica importante para avaliar a eficiência do processo de marketing e vendas da empresa e é calculado dividindo o total de investimentos em marketing pelo número de novos clientes adquiridos no mesmo período.

Para calcular o CAC de uma empresa, é importante incluir todas as despesas relacionadas com o processo de aquisição de clientes, como os anúncios em redes sociaiscampanhas de email marketingestratégias de google, entre outros. O CAC pode ser medido mensalmente, trimestralmente ou anualmente e é comum compará-lo com o LTV (Lifetime Value) do cliente, que é o valor que um cliente traz para a empresa ao longo de toda a sua relação com a mesma.

O CAC é uma métrica importante porque ajuda a empresa a entender se está a gastar demais para adquirir novos clientes e, se sim, onde pode fazer cortes ou aumentar a eficiência do processo de aquisição. Além disso, também permite comparar a eficiência do processo de aquisição de clientes com a de outras empresas do mesmo setor.

Resumindo, o CAC é uma métrica importante para avaliar a eficiência do processo de marketing da empresa e entender se os investimentos na aquisição de clientes estão a ser bem utilizados. Ao acompanhar o CAC de forma regular, a empresa pode tomar medidas para reduzi-lo e, assim, aumentar a sua rentabilidade.

Necessita de algum esclarecimento?

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.