Logística no E-commerce: Desafios e Soluções para Entregas Eficientes

Logística no E-commerce: Desafios e Soluções para Entregas Eficientes

Descubra os desafios que enfrenta com a logística no e-commerce. Há várias soluções para fazer entregas eficientes e fidelizar os consumidores. 

O e-commerce tem apresentado cada vez melhores números. Há vários estudos e relatórios que confirmam uma tendência de consumo pela internet. Esta realidade veio para ficar. As lojas virtuais são muito procuradas por serem práticas e seguras.  

Outras qualidades do e-commerce estão na ampla possibilidade de escolha, com catálogos diversos à disposição e com prazos de entrega atrativos, isto é, céleres. Desta forma, confirma-se que a logística no e-commerce (no país e no mundo) encontra-se em franca expansão, mas ainda pode evoluir muito.  

Descubra os desafios enfrentados com a logística no e-commerce e fique a conhecer as diversas soluções para fazer entregas eficientes e fidelizar os consumidores. 

Vantagens do e-commerce 

A pandemia do novo coronavírus ajudou a impulsionar o comércio eletrónico. Posteriormente, este tornou-se essencial para inúmeras pessoas que rapidamente se adaptaram a este modelo de negócio.  

O e-commerce caracteriza-se pela sua rapidez, mas também pela precisão no atendimento, na entrega dos pedidos, entre muitas outras virtudes. Ele revolucionou a forma como vivemos. É inegável… 

O comércio eletrónico tornou-se numa das principais formas de consumo da população portuguesa. Tal torna-se simples de explicar, dadas as diversas vantagens associadas a esse formato de comércio, nomeadamente: 

  • Comodidade: o consumidor compra sem sair de casa; 
  • Horário: o consumidor pode comprar a qualquer momento, 24h / 7 dias por semana; 
  • Flexibilidade: é possível o consumidor adquirir um produto disponibilizado em lojas físicas, mas com valor reduzido; 
  • Facilidade: a mercadoria pode ser entregue no local que o consumidor necessitar; 
  • Maior alcance: permite o acesso a um público-alvo mais abrangente; 
  • Baixo custo: manter uma loja virtual implica custos inferiores à manutenção de uma loja física. 

O papel da logística 

Estima-se que os números continuem a crescer nos próximos anos. Há essa tendência que revela que as pessoas irão valorizar ainda mais as qualidades das compras feitas online. Apesar de toda a tecnologia que envolve o comércio eletrónico, a logística é um setor repleto de desafios. 

Há estratégias de logística comuns em diversos mercados. No entanto, no que diz respeito ao e-commerce, esse setor tem uma vertente essencial para a definição do êxito da loja virtual.  

O e-commerece continua a prosseguir em ascensão em Portugal e no Brasil. Embora o progresso seja evidente, continuam a existir muitos desafios a superar e muitas melhorias que devem ser implementadas em toda a supply chain (cadeia de suprimentos) no segmento eletrónico. Iremos apresentar alguns dos principais desafios que se podem encontrar na logística para e-commerce. 

Quais os desafios da logística no e-commerce? 

A logística visa otimizar todo o processo de compras, desde o armazenamento do produto até a entrega final. Há grandes desafios para quem trabalha com logística, porque os consumidores pretendem entregas rápidas, atendimento especializado e facilidade ao efetuar a compra.  

Devemos ter em conta questões essenciais para as organizações do setor para conseguir fidelizar os consumidores. É necessário que os processos internos e externos se encontrem bem delineados e claros. Iremos apresentar os desafios que se devem superar para o sucesso de uma empresa ser mais expressivo. 

Logística de armazenamento: O sucesso do armazenamento, da separação e da expedição de produtos está dependente dessa capacidade de operação. Se o layout e os produtos estiverem devidamente organizados, a entrega será mais rápida. É importante que as localizações físicas sejam estratégicas para se assegurar a otimização do frete.  

Falta de modernização: A tecnologia permitiu o surgimento e o crescimento do e-commerce. Ele permite ainda a otimização da cadeia de suprimentos. Num mercado tão competitivo, as empresas logísticas necessitam de modernizar-se. Usar sistemas ultrapassados gera consequências indesejadas na cadeia logística. 

Logística de entrega: Os derradeiros desafios da logística no e-commerce são a planificação de rotas, monitorização, confirmação de entrega e pós-venda. Por isso, a boa comunicação é essencial. O cliente deve ser informado sobre o andamento do processo.  

Gestão de dados: As empresas devem ter uma solução tecnológica capaz de ajudar na administração dos dados e a gerir informações quer de fornecedores, quer de consumidores. Isso irá ajudar a garantir o sucesso do abastecimento dos stocks e da entrega aos clientes.  

Falhas na comunicação: Um dos principais desafios que afeta o desempenho da logística é a má comunicação. As falhas de comunicação acontecem desde o pedido do produto até à realização da entrega. Eis alguns exemplos: 

  • dificuldades na conclusão das transações financeiras; 
  • falta de informações de rastreio;  
  • erros no endereçamento;  
  • indisponibilidade de produtos;  
  • entre outros. 

A ajuda da tecnologia e de softwares especializados pode ser a solução para resolver todas essas falhas na comunicação. 

Custo do frete: Quanto menor o custo do frete, maiores são as probabilidades de garantir novas compras. Por isso, existe uma procura pela eficiência da operação. É necessário tentar assegurar uma redução dos erros de entrega. 

Logística reversa: É indispensável a empresa estruturar o caminho para a devolução do produto com o menor custo possível, devendo ser possível realizar a troca de produtos. Este é um dos desafios que se pode encontrar no e-commerce, a chamada logística reversa. 

A devolução de produtos tornou-se bastante comum. Por isso, as empresas devem estar preparadas para realizar as trocas de produtos com agilidade. Tal como fizeram com a entrega, deve ser feita a devolução. Não o fazer, manchará a imagem que o consumidor tem da empresa, até porque esse é um direito do consumidor.  

Conclusão 

Como se teve a oportunidade de testemunhar, há diversos desafios na logística atual voltada para o e-commerce. Muitos deles podem ser ultrapassados com a tecnologia certa, com parcerias, com estratégias adequadas.  

O e-commerce, nomeadamente quando há intenção de explorar o mercado internacional, só conhecerá sucesso quando as questões logísticas tiverem a devida atenção. Atualmente, as empresas devem estar preparadas para criar estratégias (com ou sem recurso ao outsourcing) que permitam dar resposta aos problemas encontrados e superar os desafios enfrentados. 

As empresas devem aproveitar a oportunidade de vender online e explorar a riqueza de novos mercados e de novos públicos. Contudo, ao fazê-lo, convém apresentarem-se devidamente preparadas. Ter a informação e o aconselhamento adequados é fundamental para o seu sucesso. 

Poder usufruir de um parceiro digital como a BDCA Digital revela-se uma decisão estratégia pertinente e decisiva para uma empresa assegurar o sucesso no competitivo mundo digital.  O nosso conjunto de especialistas apresenta know-how em diversas áreas. O contributo dos nossos profissionais permitirá à sua empresa ter acesso a recursos úteis para a internacionalização do seu negócio.  

Existe um histórico de empresas que se tornaram uma autoridade na sua área de intervenção. A sua empresa também pode conhecer o mesmo trajeto, assegurando sucesso internacional ao contar com o apoio de um parceiro que domina a área do marketing digital e das tecnologias.  

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.