Estratégias para shopify: como atrair e reter clientes

Fique a par de algumas das melhores estratégias para shopify que permitem atrair e reter clientes com eficácia!

Não é fácil atrair novos clientes. Isso implica um investimento e um trabalho constantes. A exigência não é tão expressiva quando se pretende apenas converter o tráfego existente e fazer com que os clientes ou potências clientes concluam uma compra repetida. 

Segundo o especialista Neil Patel, embora a maioria das empresas se foque em adquirir novos clientes, isso representa um custo 7 vezes superior ao de trabalhar para melhorar a taxa de retenção de clientes.  

Além de se revelar um procedimento mais barato, a margem de sucesso é particularmente mais significativa. Esse pensamento é válido para os negócios de comércio eletrónico, reconhecidos por serem altamente competitivos. Esse plano deve ser pensado para quem recorre ao shopify. Ter essa estratégia implementada ajuda o negócio a funcionar.  

Estratégias de marketing eficientes para shopify 

O presente artigo visa ajudar os proprietários de lojas em shopify a assegurarem sucesso, a melhorarem os seus números e a expandirem os seus negócios. Recorrer a táticas e estratégias que permitam aumentar a chamada taxa de retenção revela-se um passo decisivo. Apostar na criatividade e na fidelização de clientes permite apresentar resultados surpreendentes. 

Cultivar relacionamentos é um mote que todas as empresas deveriam ter. Os clientes devem ser tratados com todo o cuidado para que possam voltar e fidelizar-se. Existem várias formas que permitem aumentar a taxa de retenção. Por isso, pode ficar a conhecer essas estratégias de forma a enquadrá-las no seu plano. Até pode aplicar esses métodos imediatamente. Tratam-se de procedimentos mais simples do que pensa. 

O que falamos quando falamos de Taxa de Retenção de Clientes? 

A taxa de retenção de clientes é diretamente proporcional aos esforços desenvolvidos para tornar os relacionamentos mais próximos com os clientes, envolver os clientes existentes e fazê-los regressar. Ora, será necessário garantir a satisfação dos clientes e encorajar comportamentos de compra repetida para conseguir obter uma taxa de retenção de clientes elevada.   

Em empresas de sucesso, a retenção de clientes desempenha um papel fundamental. O investimento em tempo e dinheiro para adquirir clientes é inferior ao de ter sucesso em impedir que clientes atuais recorram à concorrência. Quando tal acontece, a sua loja da shopify está a ser um exemplo bem sucedido. 

Como calcular a sua retenção de clientes 

Para descobrir a sua retenção de clientes, deves ter em consideração as 3 variáveis que se seguem: 

  • nº de clientes no início de um determinado período; 
  • quantidade de clientes na sua ponta; 
  • nº de novos clientes adquiridos durante o mesmo. 

Como resultado, poderá fazer o cálculo com a seguinte fórmula: 

  • Taxa de retenção = [(total de clientes no período – novos clientes no período) / clientes que já tinhas no início do período] x 100 

Exemplo  

Considere o seguinte exemplo, no segundo semestre de 2023, a sua empresa tinha 4000 clientes no início de julho. No entanto, embora tenha conquistado ao longo do ano 500 novos clientes, a empresa terminou o ano com 4200 clientes. Isto significa que a taxa de retenção na sua empresa nestes seis meses foi: 

  • [(4 200 – 500) / 4 000] * 100 = 0,925 * 100 = 92,5% CRR. 

Por outras palavras, no segundo semestre de 2023, 9 em cada 10 clientes da sua empresa repetiram a compra, o que significa que a sua empresa está a ter muito sucesso. Idealmente, uma taxa de retenção de clientes deve ser de 100%. No entanto, os valores variam conforme os setores.  

Os números apresentados no exemplo já devem ser encarados como excecionais. Se a tua empresa não está a alcançá-los, deve existir algum motivo para tal acontecer. Há muitas variáveis que podem interferir e levar à apresentação de resultados negativos. 

Variáveis que afetam a taxa de retenção de clientes 

Em média, o CRR deve encontrar-se em torno de 60%/65%. Existem diferentes variáveis que podem afetar negativamente os números apresentados por uma empresa, nomeadamente: 

  • (falta de) confiança 
  • (falta de) credibilidade 
  • (falta de) suporte  
  • preços (desajustados)  
  • conveniência 
  • atendimento ao cliente (inadequado) 
  • momento pós-compra (inadequado) 

O índice de retenção de clientes deve ser encarado como uma das métricas mais importantes para manter a saúde financeira de um negócio.  

Como atrair e reter clientes 

Ter em conta a (in)satisfação dos clientes  

Naturalmente, os clientes não voltarão se não estiverem satisfeitos no momento em que visitam a loja (física ou virtual). Há formas de ir medindo a satisfação dos clientes. Recolher o seu feedback é fundamental e dá acesso a informações que permitem atuar e resolver problemas.  

Ter em conta a qualidade dos produtos 

Se os produtos que vende não são essenciais, torna-se natural que os clientes saiam. Tendencialmente, as pessoas retornam frequentemente às empresas que fornecem bens e serviços que sejam considerados essenciais ou, então, que sejam de nicho.  

Por isso, para que haja poucas alternativas ou nenhuma e para quem lida com uma concorrência feroz, atingir um CRR elevado implica garantir a satisfação do cliente. 

Ter em conta as métricas  

Para ajudar nessa tarefa, deve ter em conta as principais métricas que permitem atuar na retenção de clientes. Existem várias métricas que podem ajudar uma empresa a construir uma estratégia de CRR eficiente, tais como:  

Repita a taxa do cliente  

Deve medir a taxa percentual de clientes que fazem compras repetidas. Pode medir essa variável com o CRR para avaliar o desempenho da implementação da estratégia de retenção de clientes. Para isso, distribua os clientes de compra repetida por clientes únicos para obtê-lo. 

Valor médio do pedido 

Este conceito, também designado de AOV, permite saber quanto os clientes individuais gastam na sua loja da shopify. É possível obter o valor médio do pedido, dividindo a receita total de um período determinado pelo número de pedidos desse mesmo período. Após conhecer o AOV, poderá começar a trabalhar no sentido de aumentá-lo. 

Frequência de compra  

A frequência com que os clientes compram novamente pode ser calculada com a divisão do número de pedidos realizados pelos clientes únicos num período específico e, assim, verificar com que frequência as compras repetidas acontecem. 

Valor vitalício do cliente 

Este conceito (também conhecido pela sigla CLV) ajuda a compreender o valor de cada cliente.  

O valor vitalício do cliente aumenta com o aumento da retenção de clientes e, ao calculá-lo, poderá obter insights acionáveis sobre o comportamento de compra dos clientes da sua loja, para poder começar a esforçar-se para aumentar o CLV. É o produto de AOV e de frequência de compra. 

Taxa de rotatividade  

Esses dados são os clientes perdidos por um período específico e a métrica pode permitir que se tenha uma visão sobre como isso aconteceu. A fórmula é semelhante à do CRR, nomeadamente: [(S – E) / S] * 100 

Após ter em consideração essas métricas, poderá usar os dados para identificar as estratégias a que poderá recorrer para aumentar o CRR na sua loja da shopify. 

8 dicas para ter uma loja shopify bem sucedida 

1. Otimizar o layout e o design da loja 

Estes elementos são importantes para atrair e reter clientes. Certifique-se de que o layout e o design da loja são bem pensados. Não basta serem atraentes. Tem de ser fácil de navegar e apresentar-se bem organizado e lógico. 

2. Manter a loja atualizada 

Certifique-se de que a sua loja se encontra constantemente atualizada com os produtos mais recentes e que apresenta sempre as melhores ofertas. Desta forma, irá conseguir manter os seus clientes interessados, o que permitirá que a loja aumente as vendas. 

3. Usar o marketing por e-mail 

Esta é uma estratégia eficiente de alcançar e de se relacionar com os clientes. O marketing por e-mail é fundamental na atualidade. Para os seus assinantes, devem ser enviadas newsletters e e-mails promocionais regularmente. Esta estratégia permite mantê-los informados sobre novos produtos e ofertas especiais. 

4. Utilizar ferramentas de marketing 

Para promover a sua loja e atrair novos clientes e fazer voltar clientes antigos, deve recorrer a ferramentas de marketing, nomeadamente e-mails automatizados e anúncios no Facebook. 

5. Recorrer a análises e relatórios  

As análises e relatórios também desempenham um papel importante, pois ajudam a compreender o desempenho da sua loja. Além disso, fica mais fácil melhorar quando se tomam decisões informadas sobre essa matéria.  

Para acompanhar o tráfego do site e o comportamento dos clientes, pode recorrer a ferramentas como o Google Analytics. 

6. Manter a loja e os seus produtos atualizados 

Deve rever e atualizar a sua loja e os respetivos produtos com frequência.  

Para apresentar produtos e serviços relevantes, torna-se fundamental atualizar constantemente a informação disponibilizada, as imagens e descrições dos produtos, a colocação atempada dos produtos novos. Uma medida constantemente esquecida é a remoção de produtos esgotados, descontinuados ou desatualizados. 

7. Atender o cliente de qualidade 

Qualquer loja online deve investir num atendimento ao cliente de qualidade. Independentemente do meio de contacto (seja por e-mail, chat ao vivo, redes sociais), ao entrar em contacto com a sua empresa, os seus clientes devem viver uma experiência positiva.

8. Apresentar um sistema de pagamento de qualidade 

O sistema de pagamento da sua loja deve ser fácil de usar pelos clientes. Além de garantir segurança, essas qualidades irão ajudar a aumentar as vendas da sua loja e a fidelizar o cliente. 

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.