Estratégias de Marketing Digital para usar em 2024!

Descubra as diversas estratégias de marketing digital que pode usar em 2024 para alavancar a sua empresa! 

Descubra as diversas estratégias de marketing digital que pode usar em 2024 para alavancar a sua empresa! 

Quem pretende ter sucesso no mundo digital tem que trabalhar muito. Trata-se de um mercado global, com uma competitividade incomum.  

Embora haja concorrentes que desconhecem como se tornar uma autoridade nas plataformas online, muitos dominam com mestria as diversas metodologias que se podem utilizar para ganhar espaço como uma referência na área.  

O sucesso no universo digital conquista-se com trabalho, seja uma empresa, um blog de viagens, um consultório, um site de curiosidades. Fique a conhecer algumas das várias estratégias que se podem utilizar no marketing digital em 2024

Estratégias de Marketing Digital para usar em 2024! 

O novo ano traz propostas interessantes para alavancar o marketing digital da sua empresa e, assim, conseguir prosperar e fazer crescer o seu negócio no presente ano de 2024. Reunimos 10 estratégias que deve experimentar pôr em prática na sua empresa. 

1. Inbound Marketing 

A metodologia inbound marketing ou marketing de atração tem ganho destaque, porque gera bons resultados em empresas de diferentes segmentos. Nesta estratégia, o foco está no cliente. Ter a persona e a jornada do cliente bem delineada, permite potenciar essa entrega.  

O objetivo do inbound marketing é captar a atenção das pessoas, fomentando uma atração, construindo um relacionamento através da produção de conteúdo de qualidade (em redes sociais, blogposts, e-books, checklists, entre outras opções). Estes materiais são criados de forma a apresentarem conteúdo de valor que permita ajudar o cliente. A utilidade do conteúdo permite criar uma conexão.  

Há 5 etapas na metodologia do inbound marketing. A sua lógica consiste em atrair o lead, converter a pessoa num fã, criar um relacionamento estreito, vender um produto ou serviço e mantê-lo fiel à marca, mesmo no pós-venda. Essa estratégia é usada por empresas em todo o mundo. 

2. Bots de atendimento 

A Inteligência Artificial (I.A) tem sido aprimorada de ano para ano. Esta tecnologia fascinante apresenta uma melhoria contínua. Os bots de atendimento revelam cada vez mais a sua pertinência nas empresas. Esta estratégia é cada vez mais eficaz. 

Os bots de atendimento ainda não asseguram um serviço perfeito. No entanto, é inegável que o desempenho dos chatbots tem apresentado resultados francamente positivos. São cada vez melhores as experiências que os bots de atendimento proporcionam aos clientes, deixando-os satisfeitos com um serviço rápido e eficiente. 

Em 2024, os chatbots assumem ainda mais preponderância neste mercado digital. Este recurso com IA tem diversas vantagens, porque possibilita um atendimento personalizado dos consumidores com maior agilidade, ajudando os clientes de diversas formas.  

Por exemplo, além dos bots de atendimento contribuírem para a realização das compras de produtos online, podem esclarecer as dúvidas mais comuns, entre muitas outras funções. Os chatbots estão cada vez mais aprimorados e até podem apresentar personalidades distintas, com sentido de humor! 

3. Marketing de conteúdo 

Esta estratégia está longe de ser inovadora, mas é tão fundamental no marketing digital de 2024 como foi no passado. O marketing de conteúdo é uma estratégia essencial, porque permite que uma empresa possa gerar leads e novos negócios.  

A aposta no marketing de conteúdo deve ser um investimento na qualidade. Para que possa acompanhar as necessidades do mercado, o conteúdo deve ser pertinente e inovador.  

4. Venda nas redes 

O que começou como uma necessidade em plena pandemia, tornou-se numa tendência que foi aprimorada nos anos seguintes. A “Venda Social” ficou tão popular que adquiriu o seu espaço no mercado digital. Esta estratégia permitiu a criação de relacionamentos mais próximos e aprofundados. Por isso, ajuda a assegurar maiores lucros.  

As vendas realizadas nas redes sociais têm crescido ano após ano, apresentando maior força. Desta forma, existem redes sociais que se tornaram espaços perfeitos para vendas online, nomeadamente o LinkedIn, X, Facebook e Instagram. Além disso, plataformas como Instagram Shopping e Facebook Marketplace devem ser integradas em estratégias de venda social. 

5. E-mail Marketing 

Não se iluda. O e-mail marketing não morreu. Esta estratégia continua muito útil. A maioria dos consumidores opta pelo e-mail como o canal perfeito para receber comunicações de empresas e marcas. Ora, em 2024, o e-mail marketing continuará a ser uma das principais estratégias de marketing digital. 

6. Investimento no relacionamento por voz 

Esta é uma das estratégias que se prevê que apresente um maior crescimento em 2024.  O relacionamento por voz permite um contacto direto, realizado com uma pessoa que anteriormente demonstrou interesse no produto ou serviço.  

A previsão é que haja neste ano mais vendas realizadas por telefone do que em anos anteriores. Os resultados serão ainda mais positivos quando a empresa se prepara para essa realidade, apresentando uma equipa profissional perfeitamente preparada para aproveitar essa tendência.  

7. Ascensão do vídeo 

O vídeo tem conquistado cada vez maior relevância ao longo dos últimos anos. O crescimento dos vídeos tem sido acentuado, porque os mesmos desempenham um papel fundamental nas redes sociais, do YouTube ao TikTok, destacando-se ainda os Reels e lives. 

8. Benchmarking 

Recorrer ao benchmarking é uma boa estratégia. Esta prática consiste em conhecer e acompanhar os seus concorrentes. Saber como eles atuam no mercado digital é importante. 

Para ter esse conhecimento, pode recorrer a ferramentas como o Semrush e o Ubersuggest. Desta forma, um uso estratégico destas ferramentas permite aceder a informações relevantes de sites concorrentes.  

Saber é poder. Ter conhecimento dos conteúdos mais visitados pelos concorrentes, identificar o respetivo tráfego orgânico, conhecer as principais páginas a serem consultadas pelos seus visitantes são pormenores importantes.  

Tudo o que é informação que possa ser usada a seu favor, como palavras-chaves mais usadas e valiosas, mapa de posicionamento competitivo e até backlinks, é vantajoso. 

Atualmente, com estas ferramentas, é possível mapear as temáticas em que há competição e identificar as estratégias usadas pelos seus concorrentes que os estão a levar ao sucesso. 

Posteriormente, use essa informação com sensatez. A ideia não deve passar por copiar, mas sim por fazer melhor que a concorrência! 

Também é possível usar o benchmarking pelas redes sociais. Por exemplo, a Biblioteca de Anúncios ajudará os interessados a analisar campanhas do Facebook e do Instagram. Essa informação poderá ajudar a otimizar as campanhas realizadas pela sua empresa. 

9. Estratégia Omnichannel 

As empresas não devem deixar de apostar em diferentes palcos, quer no ambiente físico, quer no ambiente online. Há diversos benefícios a obter.  

As entidades empresariais nunca devem deixar de tentar estar presentes nos espaços onde os seus clientes e potenciais clientes se encontram. Existem várias redes sociais com diversos canais que permitem aceder a muitas pessoas. Para usar essas plataformas com sucesso, há que estabelecer estratégias adequadas. 

A Estratégia Omnichannel é sensata, porque permite construir uma experiência única para o seu consumidor. Esta metodologia reúne as potencialidades de diferentes estratégias, visando assegurar os melhores resultados para a empresa.  

São criados conteúdos adequados a cada canal específico, reconhecendo as particularidades de cada palco para conseguir alcançar um público específico. 

10. Colaboração digital ou co-marketing 

Atualmente, vivemos uma nova era do marketing digital. As empresas investem sem receio em novos modelos de trabalho, porque sabem reconhecer as suas limitações e compreendem que o seu sucesso pode ser mais expressivo, quando os profissionais de marketing são ousados. 

Estes especialistas podem recorrer a mecanismos que visem facilitar a integração e a colaboração à distância. A troca de conhecimentos e de experiências é relevante. Há diversas estratégias que podem ser valiosas.  

Pode ser bastante positivo apostar em ferramentas de videoconferência para trocar impressões. Existem plataformas de planificação e organização virtuais que permitem uma colaboração digital proveitosa. 

Podem estabelecer-se parcerias e desenvolver-se co-marketing. Esta metodologia abre um vasto leque de ações de marketing a serem realizadas entre duas empresas parceiras. Por exemplo, podem ser criados webinars, palestras, eventos, entrevistas, materiais ricos e até outro tipo de ferramentas. 

O co-marketing visa expressar ao máximo as potencialidades de duas empresas. Fazer da sua união uma força que permita a ambas alcançar melhores resultados em conjunto do que aqueles que alcançariam se trabalhassem de forma solitária.  

Além disso, o trabalho solitário não só implicaria menos sucesso, como os custos, o tempo e as energias despendidas representariam um investimento superior.  

Parceria estratégica 

Como se viu, o mundo digital é muito vasto. Se pretende implementar com sucesso estas estratégias, será benéfico poder contar com o apoio de um parceiro especializado como a BDCA Digital.  

Devido ao conjunto de especialistas que coloca ao seu dispor, a BDCA Digital é o parceiro em tecnologia e marketing perfeito para vencer a concorrência no ultra competitivo universo digital.  

Devido ao conhecimento aprofundado das estratégias de marketing digital mais inovadoras, este aliado de peso ajudará qualquer empresa (B2B ou B2C) a vencer o concorrente mais feroz, graças ao know-how dos seus profissionais. 

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.