Estratégias de B2B para usar em 2024

Se quer ser uma referência no mercado B2B em 2024, prepare um plano estratégico eficiente e inovador! Dizemos-lhe como fazê-lo. 

Se quer ser uma referência no mercado B2B em 2024, prepare um plano estratégico eficiente e inovador! Dizemos-lhe como fazê-lo. 

O mercado B2B consiste no universo de empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas, distinguindo-se assim do B2C, que realiza as vendas diretamente aos consumidores, isto é, faz a venda de produtos ou serviços aos clientes finais.  

Este mercado B2B destaca-se pela sua elevada competitividade. Por isso, para uma empresa se tornar numa referência na sua área, ela deve investir em marketing digital. O ano de 2024 está ainda no seu início. 

No entanto, trata-se de um espaço temporal que representa um desafio para as empresas que querem superar a forte concorrência. Há várias estratégias de marketing digital que podem ser implementadas ao longo de diversos meses. 

Os especialistas estão atentos às últimas tendências de marketing digital e sabem como incorporá-las nas suas estratégias de promoção e vendas das empresas B2B. Reunimos um conjunto de estratégias de B2B para usar em 2024 que ajudam a garantir o sucesso da sua empresa. 

Vantagens de planificar as tendências de marketing B2B para 2024 

Existem vários erros cometidos por empresas, que acabam por ser superadas pela concorrência por não fazerem um bom trabalho neste universo do marketing digital. Utilizar estratégias ultrapassadas não traz bons resultados.  

Outro erro consiste em não definir estratégias claras. As indefinições não permitem um plano de sucesso, tal como desconhecer o público-alvo. 

A ausência de uma metodologia de vendas não permite alavancar a empresa, pelo contrário. A falta de regularidade de publicações em blogues e nas redes sociais é outro sinal de falta de estratégia que gera insucesso. 

Conhecer as tendências de marketing B2B e integrá-las no seu plano de marketing permitirá que a sua empresa se destaque num universo extremamente competitivo. Todas as empresas podem melhorar os seus resultados.  

Ora, o conhecimento das tendências ajudará a sua empresa a evidenciar-se no mercado B2B. Esse conhecimento e a implementação dessas estratégias gera diversos benefícios. Eis alguns deles: 

  • Fidelização de clientes; 
  • Obtenção de novos clientes; 
  • Diversificação dos canais de comunicação do seu empreendimento; 
  • Maior visibilidade; 
  • Aumento do lucro; 
  • Aumento de parcerias; 
  • Otimização das tarefas; 
  • Entre muitos outros. 

10 estratégias de B2B para usar em 2024 

Se sente que precisa de renovar algumas das estratégias de B2B, aproveite o arranque do ano e verifique quais as tendências do momento neste segmento. 

1. Personalização baseada em IA para B2B 

A era da personalização tem sido vivida nos últimos anos. Em 2024, estima-se a hiperpersonalização destinada a estratégias de marketing e de marketing digital B2B. 

A inteligência artificial irá ajudar nisso. Cada vez mais, serão utilizados recursos e aplicações de IA para gerar análises preditivas das interações, compras e comportamentos dos consumidores.  

Estes recursos serão usados para antecipar as necessidades de diversos clientes. Desta forma, a partir dessas informações, será mais fácil criar experiências hiperpersonalizadas. 

2. Evolução do marketing de vídeo 

O vídeo continuará a ter um espaço dominante nas estratégias de marketing digital a implementar em 2024.  

O formato audiovisual gera um efeito poderoso no contexto B2B, porque consegue transmitir eficazmente diferentes tipos de mensagens, sendo até eficiente a transmitir mensagens mais complexas. O vídeo permite conectar a empresa com o público. Pode ajudá-lo, educá-lo e fidelizá-lo. 

Não há limite relativamente a este recurso. A duração e o objetivo dos vídeos pode ser muito diferente e ter objetivos distintos. A linguagem deve ser orientada para o seu público-alvo. O visual deve ser atrativo e as estórias devem ser envolventes. 

Relativamente ao uso da plataforma, há diversas estratégias que podem ser implementadas, do storytelling, demonstrações e lançamentos de produtos, a vídeos de 360 ​​graus e transmissões ao vivo para eventos, entre outras. 

3. Podcast 

O podcast permite assegurar engajamento. Esta estratégia conta com o contributo de  diversos profissionais de diferentes áreas. Trata-se de um formato que permite que se contem experiências e histórias.  

Espera-se que esta estratégia tenha grande impacto no marketing B2B para 2024 e que se torne numa das tendências deste ano. Se optar pela transmissão ao vivo, os ouvintes poderão questionar diretamente os entrevistados, o que implica gerar no imediato um momento de engajamento. O crescimento do podcast fará crescer os números de engajamento. 

4. Live Commerce 

Este formato é bastante interessante. O Live Commerce permite usar as transmissões ao vivo e conjuga essa parte com o processo de vendas. Esta estratégia tem o fator humano como destaque. Com ela, devido à maior interatividade que implica, há um aumento de oportunidades dos clientes obterem o que é anunciado. 

5. Marketing de influência para B2B 

Estar sentado numa secretária pode permitir a uma pessoa influenciadora criar conteúdo envolvente com um laptop e uma câmara. O marketing de influência evoluiu muito nos últimos anos e até mudou significativamente. Desenvolveu-se e evoluiu.  

Com a ascensão do TikTok, verificou-se que as pessoas procuram assegurar autenticidade. As pessoas preferem confiar nos chamados microinfluenciadores, criadores mais “reais”, que podem apresentar uma produção menos elaborada, mas não deixam de criar impacto nas pessoas. Ora, esta estratégia deve ser aplicada no contexto B2B e, este ano, poderá tornar-se numa aposta ainda mais intensa.  

6. Omnichannel 

Esta estratégia consiste em conjugar vários canais de comunicação. O omnichannel permite melhorar a experiência do cliente com atendimento, compras e outras etapas fundamentais de interação com a empresa. 

A estratégia omnichannel apresenta conteúdo nos diferentes canais que as organizações têm. Por isso, esta estratégia permite melhorar os relacionamentos com o respetivo público em diferentes pontos de contacto.  

O método omnichannel aprimora a experiência do cliente com a utilização simultânea e interligada de vários canais de comunicação. Trata-se de uma estratégia que permite estreitar a relação entre online e offline,  

7. Experiências imersivas com AR e VR 

As tecnologias de AR (que significa realidade aumentada) e VR (isto é, realidade virtual) já ultrapassaram as fronteiras dos jogos. Elas encontram-se entre as tendências do marketing digital B2B para este ano e para os que se seguirão, provavelmente. 

Estas tecnologias serão utilizadas para criar experiências imersivas e interativas. O recurso a estas tecnologias irá permitir ao seu negócio diferenciar-se da concorrência. Esta estratégia permitirá converter leads em clientes. 

Este ano, haverá mais espaço para a utilização de testes e de demonstrações virtuais. Serão criados mais anúncios 3D interativos. Com o recurso a estas tecnologias são várias as formas inovadoras de envolver os consumidores. 

8. Fluxo de e-mail marketing 

Recorrer a bons fluxos de e-mail marketing permite assegurar uma boa relação com os leads de um negócio, além de permitir que o empreendimento personalize a comunicação com os contactos estabelecidos. 

O e-mail ainda continua a ser uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores. Essa tendência permanecerá este ano. A sua empresa deve investir na produção de conteúdo relevante para poder recorrer a estratégia de forma eficaz. Trata-se de uma das fortes estratégias do marketing B2B para 2024. 

9. Diversificação do marketing de conteúdo 

A diversidade no marketing de conteúdos abrange tipos de conteúdo criados, canais de entrega e diferentes formatos. Esta estratégia será importante nas tradicionais plataformas digitais, nomeadamente em blogues, nas redes sociais. Plataformas de vídeos como o YouTube também são importantes.  

Este ano, haverá mais espaço para a exploração de formatos ao vivo e interativos, nomeadamente webinars, os já referidos podcasts e workshops online. O objetivo desta estratégia diversificada não deve ser apenas impulsionar vendas, deve ser também a construção de uma comunidade sólida. 

10. Marketing focado na privacidade 

Fomentar a confiança deve ser um dos pilares do mercado B2B. Por isso, o foco na privacidade revela-se uma tendência a ter em conta para este ano. Uma empresa B2B deve garantir a segurança dos dados e a privacidade dos seus clientes e restantes stakeholders.  

Estabelecer políticas de privacidade e fazer um tratamento seguro de dados deve ser uma prioridade. Logo, esta é uma das estratégias de marketing digital B2B para 2024.  

Explora recursos visuais, textuais e externos numa comunicação realizada de modo transparente, de forma atrativa e confiável. Para a empresa B2B transmitir o seu compromisso com esse objetivo de defender a privacidade dos seus clientes, deve garantir a eficácia das práticas adotadas. 

Se quer implementar estratégias que garantam o êxito da sua empresa no mercado B2B, pode contar com o precioso apoio da BDCA Digital. Ter um parceiro em tecnologia e marketing permite contar com um know how de especialistas em diferentes matérias.  

Ora, esse conhecimento aprofundado do universo pode revelar-se um trunfo decisivo para  superar a concorrência feroz que irá encontrar no universo digital. 

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.