Desmistificando o marketing B2B: estratégias que realmente funcionam 

Descubra estratégias que usámos para assegurar o sucesso das empresas, desmistificando o marketing B2B. 

Descubra estratégias que usámos para assegurar o sucesso das empresas, desmistificando o marketing B2B. 

O universo do marketing B2B é fascinante e tem uma riqueza incrível. As empresas que pretendem assegurar o seu sucesso devem criar alicerces sólidos que sustentem a sua visibilidade.  

Desta forma, apresentar uma visão estratégica é fundamental neste mundo empresarial extremamente competitivo, dinâmico e em constante evolução. Desenvolver estratégias inteligentes no marketing B2B tem o poder de transformar empresas. O seu sucesso impulsionará parcerias e permitirá que as empresas aproveitem oportunidades inimagináveis, desmistificando o marketing B2B. 

Desmistificando o marketing B2B, identificando as estratégias certas

No presente artigo, iremos colocá-lo no papel de um estratega de marketing talentoso que domina as técnicas mais eficazes de marketing B2B. Desta forma, iremos partilhar consigo as táticas mais poderosas que podem ser utilizadas e as abordagens inovadoras que realmente fazem a diferença no momento de enfrentar o desafio emocionante de colocar uma empresa no trilho do sucesso. 

As empresas de todos os tamanhos podem recorrer a estas metodologias que asseguram sucesso no mercado B2B, desenvolvendo estratégias que permitem capitalizar ao máximo as oportunidades disponíveis.  

Por isso, prepare-se para uma aventura emocionante de descobertas sobre este universo do marketing B2B, onde cada palavra aplicada estrategicamente visa assegurar o maior sucesso. 

Está preparado para explorar o mundo do marketing B2B e desbloquear todo o potencial da sua empresa? Conheça algumas das estratégias que tornam o marketing empresarial tão imprescindível na atualidade e comece já hoje a construir o futuro da sua empresa! 

Objetivos das estratégias de marketing B2B

Estas ações de marketing visam levar a marca até aos clientes ou a potenciais clientes que estão à disposição do mercado B2B. Eis alguns dos principais objetivos destas estratégias: 

  • aumentar o alcance da marca; 
  • criar um relacionamento;  
  • educar o cliente; 
  • qualificar o cliente para vendas; 
  • nutrir o cliente; 
  • direcionar o cliente para o setor comercial; 
  • apresentar novos produtos e serviços;  
  • divulgar promoções e muito mais. 

Top 10 das principais estratégias de marketing B2B 

É importante ter em conta que as vendas feitas no marketing B2B são distintas das vendas no marketing B2C, isto é, direcionadas diretamente aos consumidores. Por isso, as empresas no marketing B2B necessitam de recorrer a diferentes estratégias para assegurar o sucesso num universo extremamente competitivo. Eis algumas dessas estratégias. 

1. Dar a devida atenção ao cliente

É um erro comum as empresas de marketing B2B procederem da mesma forma como se fossem uma empresa de marketing B2C. Ter o foco no cliente e compreendê-lo é fundamental. Uma empresa B2B não está a vender a um consumidor final. 

Apesar de estar a vender a uma empresa, não deixa de ser uma pessoa que está do outro lado. A estratégia deve passar por alcançar a pessoa que dá a cara pela entidade empresarial, pois será ela a ter a responsabilidade de aceitar e de fechar a compra. 

É fundamental analisar e cobrir as necessidades da empresa. Também é essencial entrar em contacto com a pessoa responsável para que ela possa compreender que o produto ou serviço que disponibilizamos se trata efetivamente da melhor opção do mercado (nomeadamente no que diz respeito à qualidade/preço) para a empresa. 

2. Aumentar a presença online

Atualmente, a movimentação nas redes sociais é fundamental. Uma empresa que não estabeleça a sua presença neste mundo perde para a concorrência. Há várias metodologias a usar nas redes sociais para gerar leads. Por exemplo, realizar sorteios para atrair clientes e até concursos.  

O essencial é saber definir o público-alvo de modo a alcançá-lo mais rapidamente, com maior margem de sucesso. É também crucial escolher criteriosamente a rede social (ou redes) e utilizar uma forma de comunicar distinta. 

Instagram, Facebook, LinkedIn implicam desafios diferentes. Por isso, revela-se fundamental analisar o público que se encontra em cada rede social para se atingir o sucesso. 

Como se sabe, o marketing para empresas B2B encontra-se mais centrado em estabelecer relacionamentos com profissionais. Por isso, é essencial ter um bom perfil no LinkedIn como empresa.  

Desenvolver uma boa estratégia de marketing nesta rede ajudará a estabelecer contactos  

com outras empresas e até proporcionará a oportunidade de descobrir novas entidades que possam estar interessadas nos seus produtos ou serviços.  

Além disso, o Linkedin pode ajudar a descobrir quem é a pessoa que se encontra por detrás da empresa. Essa informação pode ser utilizada para personalizar as comunicações. 

3. Personalizar as comunicações

No mundo do comércio B2B, há diversas partes envolvidas. Por isso, é importante personalizar as comunicações de uma empresa para chegar aos consumidores. É fundamental recorrer à criatividade. Trata-se de uma qualidade que fará a diferença com as empresas concorrentes.  

Não é incomum desconhecer quem é realmente a pessoa com quem se está a comunicar. Por isso, para conseguir personalizar as comunicações, pode ser benéfico fazer uma pesquisa que permita posteriormente construir um relacionamento com essa pessoa. 

4. Incluir vídeos no marketing de conteúdo

Atualmente, é fundamental incluir vídeos no marketing. Concluímos que as pessoas não gostam de promoções diretas e preferem anúncios subtis. As pessoas até preferem não saber que estão a ver um anúncio. 

Desta forma, a estratégia de incluir vídeos no marketing tornou-se uma das mais importantes da atualidade. A realização de vídeos a apresentar a empresa, em que são reveladas as caraterísticas da entidade empresarial, por exemplo, pode representar uma excelente forma de dar a conhecer os seus serviços. 

5. Apresentar web design focado no trajeto do comprador 

Entre as melhores estratégias do marketing B2B está dar o devido foco no caminho do comprador pelo site. Devem existir fases distintas. O que se deve proporcionar deve ser bem criado para que o comprador não decida fechar a página em nenhuma das fases estabelecidas.  

Desta forma, a empresa deve projetar a página de modo a que mais conversões sejam geradas. Existem alguns recursos mais usados para assegurar isso, nomeadamente a landing page ou o call to action. 

Há três fases do trajeto do comprador. São elas: a descoberta, a consideração e a decisão. Por isso, o site da empresa deve ser adaptado, de modo a que possa acompanhar o utilizador em cada uma destas fases.  

  1. Na fase de descoberta, será fundamental atrair potenciais clientes, de qualidade, que se encontram realmente interessados ​​nos seus produtos ou serviços.  
  1. Na fase de consideração, o cliente está a considerar contratar ou comprar os seus produtos, pelo que deverá interagir com a web e preencher um formulário, subscrever, entre outros procedimentos. 
  1. Na fase da decisão, deve proporcionar todas as condições para facilitar a compra do cliente. 

6. Gerar conteúdo patrocinado 

O conteúdo patrocinado apresenta-se como uma das melhores formas de ter conteúdo valioso gerado por pessoas distintas.  

É fundamental compreender que esse conteúdo tem que ser de qualidade (na atualidade, os anúncios tão valiosos no passado já não servem). O marketing mudou. Atualmente, para gerar leads, tem que se atingir o público-alvo de uma forma distinta. 

7. Realizar campanhas de e-mail marketing 

Defendemos que o e-mail é o seu método preferido de comunicação. Este meio de comunicar a marca e dar a conhecer os produtos e serviços revela-se uma parte fundamental da estratégia do marketing B2B. 

Realizar campanhas de e-mail marketing permite que muitos potenciais clientes possam ser alcançados rapidamente. Naturalmente, os e-mails não podem ser muito genéricos. Para obterem mais sucesso, é necessário personalizá-los para que a pessoa que é contactada se sinta especial.  

Por exemplo, colocar o nome do remetente da mensagem no assunto revela-se uma opção atrativa. O potencial cliente irá querer aceder ao e-mail e, com isso, poderá ver a promoção ou propaganda. 

8. Desenvolver conteúdo de liderança intelectual 

Quando uma determinada empresa trabalha para ser uma autoridade na área com publicações regulares e se torna fonte de referência e rigor, isso faz a diferença.  

O conteúdo de liderança intelectual é alcançado e o sucesso das estratégias surge naturalmente. Os clientes tendem a confiar totalmente numa empresa que se evidencia como especialista num assunto específico.  

Essa realidade exerce um papel fundamental no mercado B2B, especialmente para gerar leads. Para superar a concorrência, é fundamental uma empresa fomentar a confiabilidade do conteúdo publicado. Essa confiança desempenhará um papel determinante no sucesso alcançado pela empresa. 

9. Recorrer a chatbots para obter leads 

Os chatbots permitem realizar um tratamento muito mais personalizado. É natural as pessoas apresentarem as suas dúvidas, após entrarem numa página web. Nesse momento, é importante a empresa resolvê-las.  

Ora, se o potencial cliente necessitar de visitar outro site para as esclarecer, poderá perder-se uma venda. Os potenciais clientes, quando têm as suas dúvidas esclarecidas no imediato, de forma rápida e fácil, ficam a confiar muito mais no projeto.  

Os chatbots conseguem realizar esse esclarecimento de dúvidas. No entanto, devem ser concisos e o mais pessoais possível para alcançarem sucesso. Quando tal é feito, eles conseguem aumentar as probabilidades de se obter mais leads. 

10. Medir devidamente os resultados estabelecidos no marketing B2B 

Embora este momento possa não ser considerado como uma estratégia de marketing B2B por si só, trata-se de um procedimento fundamental para que as estratégias desenvolvidas funcionem.  

Medir os resultados é uma etapa crucial para identificar quais foram os reais benefícios da aplicação de uma determinada estratégia e se os objetivos previamente definidos foram alcançados. Este momento permite verificar que tipo de estratégias funcionaram e as que não funcionaram. Assim, determinada estratégia poderá ser novamente usada ou não. 

Como se teve a oportunidade de confirmar, as estratégias de marketing B2B são fundamentais para uma empresa conseguir conquistar mais clientes. Com o desenvolvimento destas metodologias, torna-se possível aumentar os lucros de uma empresa de forma significativa.  

Há muitas estratégias que se podem seguir. Por isso, deve haver o critério de escolher as que melhor se adequam ao produto ou serviço da sua empresa, porque nem todas são válidas para todos os tipos de negócios, nem todas as estratégias funcionam do mesmo modo.  

Para funcionarem como esperado (e desejado), cada estratégia aplicada deve ser devidamente adaptada ao negócio em questão. Logo, ter a oportunidade de contar com o know-how dos especialistas da BDCA Digital revela-se um trunfo importante que pode fazer a diferença neste meio tão competitivo…

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.