Como te manteres atualizado com as novas tendências do B2C

Se queres manter-te atualizado com as tendências do B2C ou do marketing em geral, há um conjunto de estratégias que podes seguir… 

O mercado B2C difere do mercado B2B em diferentes aspetos. B2C significa Business to Consumer (negócio para consumidores, para o cliente final), enquanto B2B significa Business to Business (isto é, numa tradução livre e simples), negócio realizado de empresas para empresas).  

Portanto, tratam-se de dois modelos distintos, com públicos-alvo diferentes, com muitas outras diferenças. No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção no B2C, que representa um grande desafio, dada a elevada concorrência que o mercado apresenta. Há uma necessidade de marcar pela diferença, de se destacar entre os competidores.  

Desta forma, para não ficar para trás, torna-se indispensável ser inovador e estar constantemente a par do que é feito de melhor no universo digital. Atualizar-se de forma contínua não é fácil. Manter uma constante atualização nas estratégias de marketing a implementar implica trabalho, proatividade.  

Se queres manter-te atualizado com as tendências do B2C ou do marketing em geral, há um conjunto de estratégias que podes seguir…  

Como se manter atualizado com as tendências do B2C 

Existem várias estratégias que se podem realizar para se manter atualizado com as tendências do B2C (Business to Consumer), nomeadamente conhecer fontes mais reputadas da área. 

A aprendizagem faz-se em diversos locais e deve ser contínua. Há sempre espaço para se aprender mais. Por isso, se nunca fecha a porta a uma experiência enriquecedora, pode aproveitar a oportunidade de realizar cursos universitários.  

Se não quer fazer esse investimento, fazer cursos online, webinars, podcasts, revelam-se outras opções enriquecedoras, aprender e atualizar-se continuamente é uma arte.  

Existem inúmeros livros direcionados ao marketing. Pode encontrar até alguns exemplares de temáticas B2C sobre vendas e o comportamento do consumidor. Como se trata de um mercado em constante evolução, os livros mais recentes dos autores mais reputados revelam-se boas opções. 

Uma das estratégias que pode ter em consideração consiste na leitura de notícias e artigos especializados. Existem revistas portuguesas de marketing (a marketeer, revela-se uma das opções mais populares), mas também se recomenda a consulta de revistas de marketing internacionais.  

Este tipo de fontes permitem que uma pessoa se mantenha devidamente atualizado, ficando ao corrente das últimas notícias e análises sobre o mercado B2C ou sobre o mercado B2B.  

Além das revistas físicas, também se recomenda a consulta de revistas digitais ou até de sites de notícias empresariais, portugueses e estrangeiros. Pode ainda consultar blogs especializados, em marketing e comércio eletrónico, por exemplo, tratam-se de fontes confiáveis. 

Uma das formas mais inspiradores de se manter atualizado com as novas tendências consiste na participação em eventos e conferências. Pode procurar no Google eventos de marketing e publicidade em 2024, seguramente que irão aparecer diversas opções, em território português e internacional (Web Summit; Portugal Digital Summit; Marketing Masters, Digital Talks, entre outras opções) 

Podes ainda participar em conferências que se encontrem diretamente relacionados com o B2C. O mesmo pode ser feito com seminários e workshops. Existem eventos que podem ser criados e dedicados a essa temática em específico. Tratam-se de oportunidades perfeitas para ouvir especialistas darem palestras esclarecedoras sobre este tema.  

Os painéis de discussão permitem-se contactar com profissionais do setor e interagir, por isso, estes eventos são fontes fundamentais. 

Muitas das pessoas que dão essas palestras, que estão nesses eventos, são especialistas na matéria. Estas pessoas podem ser seguidas nas redes sociais. Este é um palco digital onde estes influenciadores espalham muitas das ideias que estão a conquistar o mercado. Apresentam as estratégias que ajudam as empresas líderes do setor B2C nas redes sociais a continuarem a ter o seu espaço de destaque. 

É bastante comum muitos especialistas partilharem insights nas redes sociais, artigos e tendências relevantes são constantemente partilhadas com os seguidores destas figuras proeminentes do mundo digital.  O LinkedIn e o Twitter são particularmente úteis para estas personalidades exercerem a sua influência. 

Outra solução complementar pode passar por seguir os gurus do marketing português ou figuras internacionais. Philip Kotler ou Neil Patel, por exemplo, são personalidades ilustres deste mundo digital. Neil Patel contém diversos conteúdos que podem ser considerados relevantes nesta matéria ou noutras. 

A participação em eventos de networking permite a partilha de experiências e na troca de ideias com profissionais do setor B2C facilmente se consegue ter acesso a informações atualizadas sobre este assunto, revela-se uma fonte privilegiada em que se pode aprender muito. Outra possibilidade consiste em integrar grupos online dedicados ao B2C, pode encontrar fóruns de discussão onde se encontrem especialistas nesta matéria.  

Ter a oportunidade de questionar e trocar ideias com profissionais do setor revela-se uma solução quem procura aprender continuamente sobre este mercado tão competitivo.  

Existem ainda estudos de caso de empresas de sucesso no espaço B2C. Estes estudos de caso e análises revelam-se fontes de informação bastante rica, com a sua leitura podemos aprender muitos sobre os efeitos de determinadas estratégias implementada.  

Para atrair e reter clientes pode usar-se táticas e abordagens inovadoras muito distintas, mas nem todas resultam para todas as empresas, o que resulta para uma empresa, pode não ser o mais adequado para outras. Por isso, sempre que se recorre a uma estratégia, torna-se importante avaliar se a mesma está a resultar. 

Acompanhar as tendências do mercado B2C, em geral, revela-se um trabalho constante. Sempre que se identificar algo que se possa integrar no projeto da empresa, será necessário integrar como parte de uma estratégia, não deve ser algo forçado nem implementado à pressa. 

É sempre possível (e recomendável) recorrer a ferramentas de análise de dados para avaliar o desempenho. Todas as campanhas de marketing e vendas que realizares devem ser acompanhadas, avaliadas, só com esse esforço de identificar os seus efeitos é que se percebe se as mesmas estão a ter os efeitos desejados ou não. 

Se queres ter um parceiro especialista em tecnologia e marketing, então, poderás encontrar na BDCA Digital o teu aliado perfeito para manteres-te atualizado, conseguirás implementar as estratégias mais inovadoras que serão fundamentais para a tua empresa ter sucesso  no universo digital. Ter um parceiro com este know how, com o conjunto de especialistas em diferentes áreas, permite-te contar com trunfo decisivo para vencer a concorrência feroz!

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.