Como criar uma loja online de sucesso com shopify? 

Fique a conhecer as melhores sugestões para iniciar a aventura de criar uma loja online de sucesso com a shopify!

Shopify é a plataforma de comércio eletrónico mais popular. Muitas empresas no mundo confiam que esta é a melhor solução para materializar o seu projeto de apresentar uma loja online.  

Por isso, se quer vender produtos pela internet, deve considerar a hipótese de criar uma loja online nesta plataforma fundada no Canadá, em 2006. A shopify é uma referência, porque disponibiliza um conjunto de ferramentas que visam simplificar a gestão do espaço digital. 

Nesta plataforma, não é necessário ter um conhecimento técnico em programação ou design para criar uma loja online de qualidade. Reunimos um conjunto de dicas que comprovam que qualquer um pode desempenhar essas funções.  

Como criar uma loja online de sucesso com o shopify: um guia passo a passo 

Os comerciantes podem criar e personalizar as suas lojas online com facilidade. Devido à sua facilidade de utilização, à flexibilidade e riqueza de recursos, o shopify é a plataforma mais procurada. O seu sucesso é associado a empresas de tamanhos distintos, seduzindo todas as entidades, desde as pequenas startups até às grandes marcas estabelecidas. 

Há milhões de empreendedores que confiam no shopify para criar e expandir as suas marcas digitais. Se quer começar hoje mesmo a explorar os mesmos caminhos, ler este artigo revela-se o primeiro passo rumo ao sucesso. 

Está pronto para transformar a sua ideia de negócio numa realidade? Com o shopify, facilmente conseguirá criar uma loja virtual numa questão de breves minutos. Esta plataforma digital é a escolha certa para impulsionar o seu negócio, elevando-o a outro patamar.  

Iremos partilhar consigo o passo a passo para criar uma loja online com o shopify. Para passar de uma ideia à concretização da loja online, há muito trabalho para fazer. No entanto, com este guia criado pela shopify e adaptado, simplificaremos as suas tarefas.  

Antes de avançarmos para os passos que lhe permitem começar a trabalhar na construção da sua loja, primeiro deve assegurar que tem o negócio bem pensado. Pensar no nome da empresa e no logótipo são tarefas fundamentais que devem ser tratadas com a devida antecedência.  

Além disso, deve ser bem definida a ideia do negócio pretendido e identificar os produtos destinados para a venda. Outra questão importante é ter fotos adequadas para vender bem os produtos que se pretendem vender. 

Com oito passos, pode começar uma loja online do zero. 

1. Adicione os produtos que pretende colocar a vender 

Se não tiver produtos para vender, não é uma loja online, pois não? Ora, ter produtos à venda deve ser uma das primeiras coisas a fazer. São eles que vão projetar a aparência do seu site.  

Para cumprir este passo na sua nova loja shopify, deve ir a Produtos > Adicionar produto para criar a sua primeira lista de produtos. Depois, escreva o título e a descrição do seu produto. Posteriormente, deve fazer upload de fotos de produtos e definir o preço. 

Então, deve fazer o inventário. Se estiver a realizar o dropshipping ou a utilizar um serviço de print-on-demand, não é necessário fazer inventário. 

Se estimar que não demora muito tempo a produzir ou a encomendar mais exemplares do seu produto, então, pode ativar a opção “continuar a vender, quando estiver fora de stock”. No entanto, se o stock em causa for limitado ou se demorar a reabastecer, pode desativar essa opção e optar por marcar como “esgotados” esses itens. 

Chega, então, o momento de tratar do envio do seu produto. Na secção de envio, deve inserir detalhes que permitam calcular as taxas de envio automaticamente. Posteriormente, imprimirão as etiquetas apropriadas para cada pedido. 

Deve inserir as seguintes informações para um produto físico: peso e informações alfandegárias. A definição dos custos reais de envio e das opções que irão disponibilizar aos clientes irá ser analisada mais adiante neste guia. 

Variantes do produto: Se há várias opções de produto (nomeadamente, diversidade de tamanhos ou cores), então, pode adicioná-las como variantes do mesmo produto. Tenha em consideração que cada variante pode apresentar as suas próprias características (imagem, preço, stock e configurações individuais associadas). 

Organização e disponibilidade do produto: Pode rotular os seus produtos na secção Organização, pois permite agrupá-los. Esta secção irá facilitar a sua seleção para os clientes comprarem e permite também aplicar regras ou descontos a determinados produtos.  

Organize os seus produtos por coleções. Após já ter adicionado alguns produtos individuais, pode começar agora a organizá-los em coleções em Produto > Coleções no Shopify. 

2. Crie páginas fundamentais para a sua loja 

Na sua loja online, deve apresentar páginas para os consumidores a dar a conhecer o seu negócio. Estas páginas podem fornecer detalhes essenciais aos clientes. Elas fomentam a confiança na loja. 

Pode criar a maioria destas páginas em: Loja Online > Páginas. As mais úteis são: 

  • Página de contacto 
  • Sobre a página 
  • Página de perguntas frequentes 
  • Página de política da marca 

No shopify, poderá ainda gerar modelos que podem ser personalizados, consoante a legislação local e comercial, nomeadamente: 

  • Política de Devolução 
  • Política de Privacidade  
  • Termos de Serviço 
  • Política de Envio 

3. Selecione um tema e personalize a sua loja virtual 

Após colocar alguns produtos na sua loja e de ter algumas páginas prontas, segue-se o momento de ir para Loja Online > Temas no shopify. Neste passo, poderá trabalhar na aparência do espaço. 

A Shopify Theme Store proporciona temas gratuitos e pagos. Cada opção apresenta um conjunto de estilos e recursos específicos. Selecione um tema, escolha um modelo e instale-o na loja. Tenha-o como ponto de partida para projetar o seu site.  

Há temas criados para catálogos de produtos mais abrangentes, outros temas são destinados a empresas que se destinam à venda de um único produto. Outros temas são criados para setores determinados ou tipos de negócios específicos, como o exemplo do tema Dawn. 

Personalização dos menus de navegação: na secção Cabeçalho, pode alterar o menu de navegação, carrinho e logotipo, que se apresenta na área superior da sua loja online. Tem em conta que o menu de navegação deve ser claro. As pessoas devem ser bem orientadas.  

Há 3 modos de navegação principais que pode configurar na secção de cabeçalho, nomeadamente:  

  • Navegação principal 
  • Navegação no rodapé 
  • Pesquisa 

Nas configurações de tema presentes no editor da loja online, poderá alterar a aparência da plataforma, das cores à tipografia. Defina as cores da sua loja, a tipografia e outras configurações de tema que pretende para criar uma identidade visual. Não se esqueça que também pode personalizar a aparência do checkout. 

4. Personalizar as suas configurações de shipping 

Na gestão de um negócio de comércio eletrónico, o envio tem uma grande importância. Há diversas variáveis ​​para conciliar (custos de embalagem, destinos de envio, pesos dos produtos, taxas de transportadora e o lucro potencial por pedido).  

Para encontrar uma estratégia de envio que funcione, tem em conta algumas possíveis abordagens, nomeadamente:

  • Envio grátis;
  • Cobrar taxas da operadora em tempo real;
  • Cobrar uma taxa fixa;
  • Oferecer recolha/entrega local.  

Configuração das zonas de envio: pode implementar a sua metodologia de envio em Configurações > Envio no Shopify. Neste espaço, poderá criar zonas de envio com a definição de taxas de envio para determinados países. 

5. Defina as suas configurações de impostos 

O shopify ajuda a lidar com a maioria dos cálculos de impostos de modo automático, bem como as taxas de imposto sobre vendas padrão. Recomendam-se algumas pesquisas nesta matéria. Também pode pedir a um profissional na área ajuda para assegurar que está a cobrar o valor correto do imposto sobre vendas. 

Para configurar as suas regiões fiscais, deve ir a Configurações > Impostos no Shopify, onde pode editar as taxas padrão ou aplicar substituições se houver condições específicas a aplicar na sua região ou produtos. 

6. Configure o seu payment gateway e payouts 

Decidir como o pagamento será recebido é o próximo passo. Deve ir a Configurações > Pagamentos para configurar o modo de pagamento. O shopify payments tornou mais fácil aceitar diferentes formas de pagamento.  

Pode ativar os pagamentos do shopify com um clique apenas e pagar 0% em taxas de transação extras. Em Configurações > Geral, pode definir a moeda na qual pretende vender os seus produtos. 

7. Prepare a sua loja para o lançamento 

Com todo o trabalho realizado até ao momento, já podia lançar a sua loja. No entanto, há algumas etapas a ter em conta.  

Pode adicionar um domínio personalizado, bastando visitar Loja Online> Domínios, espaço onde pode fazer a compra do seu domínio pelo shopify, diretamente e numa questão de segundos. Contudo, também pode transferir o seu domínio de outro sítio e conectá-lo à sua loja.  

Instale canais de vendas relevantes 

  • Shopify POS 
  • Redes sociais 
  • Marketplaces 
  • Canal do Google 
  • Botão de compra.  

(Opcional) Personalização das notificações por e-mail / SMS 

O shopify apresenta um conjunto de notificações automatizadas por e-mail e SMS. Encontram-se prontas a utilizar para os clientes saberem o que precisam sobre confirmações de pedidos e atualizações, por exemplo. Estas notificações podem ser editadas em Configurações > Notificações. 

Pode configurar a sua loja para marketing com a ajuda de algumas ferramentas e estratégias, nomeadamente analytics, Facebook pixel, SEO. 

8. Lance a sua loja 

Por fim, está tudo pronto para o lançamento! 

Na shopify, encontra todas as ferramentas necessárias para criar uma loja virtual de sucesso. Configurar uma loja Shopify revela-se uma tarefa fácil e rápida, seguindo os passos adequados. É importante personalizar a loja conforme a marca e colocar produtos de qualidade que permitam atrair novos clientes.  

Se pretende assegurar o sucesso da sua loja online com a implementação de várias estratégias de marketing, poderá ser bastante benéfico contar com o apoio de um parceiro como a BDCA Digital.  

As indicações do conjunto de especialistas que esta empresa coloca ao seu dispor podem ser uma vantagem fundamental para superar a sua concorrência no universo digital.

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.