Como Construir uma Marca de E-commerce Forte e Memorável

Como construir uma marca de e-commerce forte e memorável?

A criação de uma marca de e-commerce memorável implica adotar um conjunto de estratégias que revelem uma identidade distinta e original. Saiba como o fazê-lo. 

A criação de uma marca não é um processo simples. Pelo contrário, é complexo, pois implica a implementação de diversas estratégias, devidamente planificadas em função de um objetivo comum.  

Além da instituição de uma linguagem visual singular, é indispensável apresentar da melhor forma os atributos dos produtos e/ou serviços que a marca disponibiliza. 

Uma marca memorável tem grande sucesso, porque se posiciona de forma especial, destacando-se no seu ramo de atuação pela originalidade, por uma identidade que a distingue da concorrência.  

Os mesmos princípios devem ser apresentados quer no mundo físico, quer no digital. A criação de uma marca de e-commerce memorável implica adotar um conjunto de estratégias que revelem uma identidade distinta e original. Saiba como o fazê-lo. 

Dicas para construir uma marca de e-commerce 

Não é uma tarefa fácil desenvolver uma marca forte e memorável. Contudo, não se trata de uma missão impossível. Reunimos um conjunto de dicas essenciais para construir uma marca e-commerce de sucesso. 

1. Invista na construção da marca 

É importante investir tempo, dinheiro e recursos. Criar campanhas de marketing que suscitem impacto implica dedicação. A implementação de ações promocionais que consigam verdadeiramente reforçar a imagem da marca não acontece por acaso, sem trabalho. Para se ter sucesso em todas as áreas, é necessário investir na omnipresença.  

O chamado omnichannel consiste numa estratégia de convergência que integra os diversos canais de comunicação da empresa para melhorar a experiência do consumidor. Logo, será necessário apresentar anúncios em redes sociais, enviar e-mails promocionais, estabelecer parcerias e marcar presença em eventos. 

2. Estabeleça um estilo diferente, com um tom de voz da marca 

Criar um estilo visual distinto é essencial. Além disso, para a marca se distinguir, é necessário adotar um tom de voz que possa revelar a personalidade da marca. A linguagem usada deve fomentar a ligação ao público-alvo.  

Portanto, há que pensar em diversas variáveis, das cores à tipografia. Pensar bem não apenas no logotipo, mas também nas imagens que se partilham, que devem transmitir a identidade da marca e revelar os seus respetivos valores. 

3. Defina uma identidade clara e autêntica 

É fundamental estabelecer uma identidade de marca única. Uma marca de sucesso é especial e original. Por isso, deve definir os seus valores, o seu propósito. Apresentar uma  personalidade distinta que permita um posicionamento pertinente no mercado onde se insere é valorizado. 

Deve ser realizada uma análise interna que permita identificar os respetivos pontos fortes e definir os valores distintivos. Desta forma, fica estabelecido que o que a marca tem é algo que não se encontra no mercado. Logo, ela pode destacar-se pela diferença. 

É necessário que se compreenda como a marca é e o que representa. Essa definição é essencial para construir uma base sólida. Posteriormente, a comunicação deve ser feita de forma clara e autêntica.  

4. Crie o manual da marca 

A criação de um manual da marca é importante, porque servirá como um guia que permite documentar as diretrizes de branding da empresa.  

Este documento ajudará a garantir consistência nas diferentes comunicações e assegurará que os vários materiais visuais se encontram alinhados com a identidade da marca. Desta forma, a presença da marca no mercado fica fortalecida. 

5. Utilize as redes sociais para fortalecer a presença da marca 

As redes sociais merecem um papel especial, porque consistem numa ferramenta perfeita para a construção de uma imagem distinta. São um palco privilegiado para a marca manter uma linguagem original. 

É possível compartilhar nas redes sociais conteúdo relevante e interessante. Estas plataformas permitem uma interação com o respetivo público. Além de ser possível promover os produtos e serviços, elas permitem que seja criada uma proximidade benéfica com o cliente que possa levar à fidelidade do consumidor.  

6. Conte histórias cativantes 

É fundamental criar uma conexão emocional com as pessoas. Uma forma de conseguir isso está em utilizar o poder da narrativa para contar histórias. Existem estórias que conseguem cativar e envolver o público. Elas têm o poder único de captar a atenção das pessoas. Por isso, conseguem promover uma verdadeira ligação emocional com o público. 

7. Crie experiências memoráveis 

Não basta contar histórias. Embora tal seja importante, é também necessário criar experiências memoráveis para que as pessoas se apeguem à marca. As experiências revelam-se uma estratégia poderosa que permite que os consumidores se envolvam verdadeiramente, porque elas permitem criar neles uma impressão duradoura. 

Há várias formas de criar experiências memoráveis (embalagens diferenciadas, atendimento ao cliente irrepreensível, programas de fidelização,…). Existem diversas maneiras de promover surpresas e de proporcionar momentos que encantam as pessoas.  

Os clientes podem ficar fascinados com a criação de eventos especiais. É possível estabelecer parcerias estratégicas que permitam benefícios agradáveis.  

8. Humanize a marca 

Além da consistência da identidade da marca, com uma aparência, tom de voz e comportamentos iguais, há que investir na respetiva humanização. As marcas humanizadas visam apresentar-se como autênticos membros da comunidade.  

É importante que se estabeleça um padrão sólido e que este se mantenha para a empresa se apresentar ao público com coerência, com valores, com virtudes. Desta forma, é fundamental cumprir a tarefa de criar conexões que permitam fidelizar os clientes. 

9. Tenha foco no atendimento ao cliente  

É essencial ter um site fácil de navegar, rápido e seguro para criar uma imagem positiva da sua marca. As redes sociais devem também ter grande capacidade de resposta.  

Realizar um atendimento de qualidade e uma experiência de compra agradável não é só importante nas lojas físicas. É fundamental investir num bom suporte ao cliente. Existem bots que permitem o esclarecimento imediato de dúvidas. 

10. Seja leal aos clientes 

Os clientes sentem uma maior atração por marcas que são fáceis de serem identificadas a longo prazo. Tal só acontece quando há uma estratégia consistente. Além disso, o consumidor pretende ter garantia de qualidade. Se ele encontra isso numa marca, ele vai querer tê-la sempre. 

Desta forma, torna-se fundamental investir num branding focado na consistência e que leve a esse reconhecimento a longo prazo. Essa realidade dá mais segurança ao consumidor. Essa consistência resulta na desejada fidelização e pode contribuir para que a marca se apresente como uma autoridade na matéria. 

Considerações finais 

Existem inúmeras estratégias que permitem fortalecer a imagem de uma marca no mercado onde esta se encontra. Como se teve oportunidade de ver, para o sucesso do e-commerce ser assegurado a médio / longo prazo, torna-se fundamental construir uma marca forte e consistente. 

O processo de construção de uma marca que marque a vida das pessoas vai muito além de oferecer um simples produto ou serviço de qualidade. Para fazer a diferença na vida das pessoas e criar nelas um impacto positivo que fique na memória, revela-se obrigatório proporcionar uma experiência única. 

Para que uma marca se destaque e atraia clientes leais, deve existir um processo contínuo. É indispensável que haja uma atenção constante para garantir que a marca se mantém como algo diferente e original no seu mercado, que se distingue e que continua relevante e competitiva. 

Vantagens de ter a BDCA como parceiro digital 

Esta estratégia pode ser decisiva, especialmente quando se trata de uma empresa referência na área.  

A BDCA disponibiliza um conjunto de especialistas em diferentes áreas, contribuindo de forma decisiva para uma empresa ter sucesso no competitivo mundo digital, nomeadamente marcas que pretendam distinguir-se como uma referência no e-commerce. 

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba dicas e novidades do mundo digital.